Ajuda

Cadastrando um imóvel na Owner Pro

Como incluir um novo imóvel

Como incluir um novo imóvel

Uma vez feito o cadastro na Owner Pro, a primeira coisa que você deverá fazer é incluir os detalhes do seu imóvel para que o sistema receba as informações relativas ao seu imóvel e tenha condições de relacionar as suas receitas, despesas e investimentos realizados.

Após realizar o login na OwnerPro siga os passos abaixo:

  1. 1. Na página ‘Meus imóveis’ clique na opção ‘adicionar imóvel’
  2. 2. Preencha as características do imóvel e clique em ‘próximo’
  3. 3. Preencha os detalhes de localização, foto e nome do imóvel. Verifique se o endereço do mapa está de acordo com a localização do imóvel.
  4. 4. Escolha o objetivo do uso do imóvel entre ‘tradicional’, ‘temporada’ ou ‘compra e venda’ e clique em ‘próximo’
  5. 5. Selecione a opção mais apropriada de acordo com a forma que você gostaria de gerenciar seu imóvel. Se foi um imóvel financiado, pago à vista ou imóvel de sublocação e clique em ‘próximo’
  6. 6. Preencha a data e o valor total da compra do seu imóvel que aparece no contrato de compra e venda. Não inclua corretagem e impostos ainda. Clique em ‘próximo’.
  7. 7. Em ‘Custos e impostos’ você irá incluir os valores adicionais, caso haja, de corretagem, registro, ITBI e outros que sejam relevantes. Clique em ‘próximo’.
  8. 8. Em ‘Financiamento’ você irá incluir tudo o que você já pagou por aquele imóvel, seja a entrada, parcelas de financiamento e outros valores. Caso você tenha adquirido o imóvel na planta e irá pagar durante as obras, a opção ‘financiado’ e a mais apropriada, pois é por ela que você irá lançar as parcelas do fluxo de pagamento. Importante: As opções ‘custos e impostos’ e ‘financiamento’ não precisam ser preenchidas nesse momento. Você pode pular essas etapas e preencher posteriormente.
  9. 9. Finalmente você irá preencher o valor estimado do imóvel hoje, ou seja, qual o valor de mercado caso você venda o seu imóvel agora. Clique em ‘concluir’.

Como excluir um imóvel

Para excluir seu imóvel, clique na engrenagem que aparece no canto superior direito da imagem da sua propriedade e selecione a opção ‘excluir’.

Importante: Uma vez selecionada a opção de excluir, os dados cadastrados serão deletados permanentemente do sistema, não sendo possível recupera-los novamente. Esta opção é mais indicada para modificar o tipo de aquisição do imóvel entre ‘à vista’, ‘financiado’ ou ‘sublocado’.

Como editar as informações do imóvel

Para alterar as informações do seu imóvel como quantidade de quartos, metro quadrado, valor de aquisição, valor de mercado entre outros dados, clique na engrenagem que aparece no canto superior direito da imagem da sua propriedade.

Você poderá, ao clicar, selecionar uma das seguintes opções:

Editar: Você será direcionado para a página de cadastro do imóvel para modificar as informações.

Alterar foto: Você poderá realizar a troca da imagem da propriedade

Excluir: Você poderá excluir seu imóvel*

Importante: Uma vez selecionada a opção de excluir, os dados cadastrados serão deletados permanentemente do sistema, não sendo possível recupera-los novamente. Esta opção é mais indicada para modificar o tipo de aquisição do imóvel entre ‘à vista’, ‘financiado’ ou ‘sublocado’.

Como troco a foto do meu imóvel

Para realizar a troca da foto do seu imóvel existem clique na engrenagem localizada ao lado da foto do seu imóvel, você verá um menu com opções, logo em seguida clique na opção ‘trocar foto’.

Como troco o endereço do meu imóvel

Para editar o endereço ou outras informações relacionadas ao seu imóvel clique na engrenagem localizada ao lado da foto do seu imóvel e logo em seguida na opção ‘editar’

Quantos imóveis posso cadastrar na Owner Pro?

Na versão gratuita podem ser cadastrados quantos imóveis você quiser. Já na versão premium, a quantidade de imóveis será de acordo com o plano contratado.

Qual a diferença entre a conta gratuita e a paga?

Conta gratuita

Na conta gratuita o usuário terá acesso às abas ‘receitas’ e ‘despesas’ para total controle do que está entrando e saindo daquele determinado imóvel.

O usuário poderá cadastrar quantos imóveis quiser nesta versão.

Conta Premium

Na versão paga, o usuário terá acesso a todos os módulos de gestão financeira para o seu imóvel. Além das abas gratuitas de Receitas e Despesas, terá acesso completo às abas de Investimento, Rentabilidade e Benfeitorias.

O usuário também poderá anexar arquivos relacionados aos lançamentos em cada módulo, por exemplo, em uma despesa de conta de luz, poderá anexar este documento em versão .pdf, .doc e outros formatos.

Como importar meus imóveis para a versão Premium?

Conta gratuita

Após escolher um plano para o(s) seu(s) imóvel(eis), para você usufruir de todos os módulos de gestão da plataforma, você deverá migrar manualmente da aba ‘gratuito’ para a aba ‘premium’. Para fazê-lo, veja como é feito:

  • 1. Na página ‘Meus imóveis’, há uma aba com a sua página de imóveis gratuitos, clique nela
  • 2. Logo aparecerá a opção ‘premium’, clique nesta opção.
  • 3. Você estará na aba de imóveis premium, clique em ‘importar imóveis’.
  • 4. Selecione os imóveis que devem ser importados.
  • 5. Pronto, agora você poderá usufruir de todos os módulos da Owner Pro

Importante: Caso você decida voltar o imóvel para a versão gratuita, você terá 24 horas para retorna-lo caso o tenha importado por acidente. Após o período de 24 horas, você deverá excluir seu imóvel e recria-lo na página de imóveis gratuitos para novamente importa-lo para a aba premium.

Como adicionar uma plataforma nova à minha conta?

A Owner Pro veio para facilitar a administração do seu imóvel independente da plataforma que você utiliza para rentabiliza-lo. Sejam plataformas de locação por temporada ou imobiliárias tradicionais.

Como padrão, deixamos algumas plataformas pré-definidas com as suas respectivas porcentagens. Estas não poderão ser alteradas, apenas adicionados alguns novos critérios de comissionamento.

Para adicionar uma nova plataforma intermediadora das suas locações, siga conforme abaixo:

  • 1. No menu, acesse a opção Parâmetros.
  • 2. Caso a plataforma que você esteja buscando já esteja cadastrada, não é necessário fazer nada, do contrário, clique na opção ‘nova plataforma’.
  • 3. No primeiro campo, preencha o nome da plataforma, por exemplo ‘Quinto Andar’ e logo ao lado de fina a porcentagem que será paga, e a cor relacionada.
  • 4. Clique em criar.

Importante: Você só poderá excluir uma plataforma caso não tenha nenhuma receita lançada a ela. Se houve uma mudança de porcentagem na mesma plataforma, adicione um valor secundário.

Para que serve o valor secundário dos parâmetros?

Em alguns casos, uma mesma plataforma pode trabalhar com comissões diferentes. Por exemplo, o Airbnb trabalha com a opção de comissionamento em 3 ou 14%. Já a Booking.com trabalha com pelo menos 13% chegando até 20%. Você, juntamente com a plataforma poderá definir esses valores e é para isso que o valor secundário deverá ser usado, assim você conseguirá, dentro de uma mesma plataforma, lançar tipos de comissionamento diferentes sem a necessidade de criar plataformas iguais com porcentagens diferentes.

Importei um imóvel para a versão premium, mas quero volta-lo para a versão gratuita

Ao decidir voltar o imóvel cadastrado da versão paga para a versão gratuita, você terá 24 horas para retorna-lo caso o tenha importado por acidente. Após o período de 24 horas, você deverá excluir seu imóvel e recria-lo na página de imóveis gratuitos para novamente importa-lo para a aba premium.

Caso seu plano expire e não seja renovado, todos os imóveis serão importados automaticamente para a versão gratuita com todos os dados lançados preservados, porém o usuário poderá acessar apenas os disponíveis na versão gratuita.

O que acontece com os meus imóveis se a assinatura não for renovada?

Caso por alguma razão o usuário não renove a sua assinatura, seja por esquecimento, falha de cobrança no cartão de crédito ou por desistência, o sistema irá migrar todos os imóveis para a versão gratuita após o vencimento da assinatura.

Todos os dados, até então lançados, serão armazenados, porém, o usuário terá acesso apenas aos dados disponíveis na versão gratuita. Caso o usuário queira realizar o download, exclusão ou alteração, deverá realizar uma nova assinatura e nova importação dos imóveis para a área premium.

Como funciona a aba Resumo

Na aba ‘resumo’ do seu imóvel você verá as informações mais importantes da sua unidade e poderá filtrar por mês e por período.

Neste resumo você visualizará, de acordo com o filtro selecionado, os seguintes valores:

Receita líquida: Aqui você visualizará o montante de todas as suas receitas menos todas as suas despesas durante aquele determinado período.

Faturamento total: Aqui você visualizará todas as receitas que entraram no período sem considerar as despesas.

Despesas: Aqui você visualizará todas as despesas lançadas no período se considerar as receitas.

A área de resumo também te mostrará algumas métricas importantes para você monitorar o desempenho do seu imóvel como:

Noites reservadas, taxa de ocupação, rentabilidade no mês baseada no valor de mercado e de onde vieram as suas receitas.

Você também poderá, diretamente pela aba de resumo, incluir novas receitas e/ou novas despesas daquele determinado imóvel.

O que é taxa de ocupação?

A taxa de ocupação é calculada considerando todos os dias disponíveis que há em um determinado mês versus os dias que houve locação.

É comum também utilizar o termo vacância, que é o inverso da taxa de ocupação, ou seja, se o imóvel teve 100% de ocupação, ele teve 0% de vacância.

O que significa rentabilidade do mês?

A rentabilidade do mês mostrada na aba Resumo considera a rentabilidade auferida naquele determinado mês de acordo com o valor de mercado que o usuário cadastrou na plataforma.

Como adicionar uma receita

Existem 3 formas de incluir uma receita no seu imóvel através do botão ‘Adicionar receita’, encontrado tanto na parte de ‘Meus Imóveis’ quanto dentro do painel principal do imóvel selecionado. Veja a seguir os tipos de receitas:

Tradicional

Esta opção é a mais indicada para você lançar contratos de longo prazo, por exemplo locações tradicionais de 30 meses.

Nesta opção, o sistema lançará todos os meses do aluguel projetado até o término do contrato que você estabelecer.

Caso haja correção no valor do aluguel, recomendamos adicionar uma nova receita com o valor da correção ou alterar a data de vencimento da receita do aluguel principal e adicionar uma nova receita com as datas previstas de início e término deste novo período considerando a correção.

Temporada

Esta opção é mais indicada para quem aluga seu imóvel por temporada através de plataformas digitais como Airbnb, Booking, VRBO entre outras ou de forma direta.

Nessa opção, você poderá escolher qual plataforma é a intermediadora do aluguel para aplicar o comissionamento devido.

Caso a plataforma que você esteja trabalhando não esteja na lista, você poderá cadastrar uma nova. Saiba como clicando aqui.

Outro

Esta opção é para incluir receitas extras diversas que não tenham necessariamente relação com as locações tradicionais ou por temporada. Por exemplo, caso você alugue seu espaço para uma festa, evento, ensaio fotográfico ou outros fins, essa pode ser uma boa opção.

Como adicionar uma despesa?

Existem algumas formas de incluir uma despesa. Nesse momento é importante que você entenda qual é o tipo de despesa que você irá lançar. Veja abaixo:

Únicas: Despesas únicas são aquelas que são lançadas uma única vez, por exemplo, manutenção de ar condicionado.

Recorrentes: Despesas recorrentes são aquelas que sempre temos que pagar, como contas de luz, água, condomínio etc. Elas podem ser separadas em duas categorias:

  • a.Fixas: São despesas recorrentes e fixas, ou seja, condomínio é um valor fixo e recorrente. Caso haja aumento ou diminuição desta despesa fixa, não tem problema, você poderá alterar manualmente os valores já lançados para o novo valor.
  • b.Variáveis: São despesas recorrentes e que variam de valor, por exemplo a conta de luz, que a cada mês pode vir um valor diferente.

Na prática, os dois tipos de despesa acima funcionam da mesma maneira caso seja necessário alterar valores, apenas por uma questão de organização visual, elas podem ser separadas desta forma.

Parcelada: Despesas parceladas, como o nome já diz, são despesas em que o usuário dividiu o valor de compra em algumas vezes. Exemplo, caso tenha comprado uma TV de 1000 reais dividido em 10 vezes, o usuário deverá colocar o valor inteiro daquele item e o número de parcelas que este foi adquirido. Assim, o sistema irá lançar automaticamente 10 parcelas de 100 reais a partir da data de cadastramento do item.

O que significa “repetir despesa”?

Você poderá selecionar a opção ‘repetir despesa’ caso queira que um determinado item seja repetido no próximo mês. Normalmente ao selecionar se a despesa é recorrente, esta opção é automaticamente selecionada.

Como criar um novo grupo de despesa?

Como fixos, que não podem ser alterados pelo usuário, temos os grupos ‘Mensais’ e ‘Dia a dia’. Para cadastrar um novo grupo, basta clicar em ‘novo grupo de despesas’.

Importante: Um grupo de despesas só poderá ser deletado caso não haja despesas cadastradas nele. Você poderá alterar o nome deste grupo a qualquer momento, seja com ou sem receitas lançadas.

Como lançar uma despesa parcelada?

Despesas parceladas, como o nome já diz, são despesas em que o usuário dividiu o valor de compra em algumas vezes. Exemplo, caso tenha comprado uma TV de 1000 reais dividido em 10 vezes, o usuário deverá colocar o valor inteiro daquele item e o número de parcelas que este foi adquirido. Assim, o sistema irá lançar automaticamente 10 parcelas de 100 reais a partir da data de cadastramento do item.

Como funcionam as despesas com comissões?

Toda vez que uma receita é lançada, automaticamente ela cadastrará nas despesas (aba Comissões) o valor do comissionamento do intermediador. Caso seja uma receita onde não há intermediador (reservas ou locações diretas com o proprietário), o sistema entenderá que houve 0% de comissão.

Importante: Ao deletar uma comissão, automaticamente você irá deletar a receita a que ela se refere, pois estão atreladas uma a outra.

Caso queira alterar o valor da comissão, você será direcionado à aba de receitas para realizar a edição da comissão clicando no cadeado ao lado do campo de comissão.

O que significa o cadeado ao lado do valor da comissão?

Em alguns casos pode haver algum tipo de cálculo diferente do padrão cadastrado pelas plataformas, por exemplo, se você alugou por 10 dias pelo Airbnb no valor de 1000 reais e depois a pessoa renovou por mais 3 dias (300 reais) , mas pagou diretamente para você, sendo assim, você lançará uma receita de 1300, porém uma comissão considerando os 1000 reais da plataforma.

Desta maneira, você consegue manipular o valor da comissão da plataforma da maneira que entender mais adequada.

Dica: utilize o campo ‘observação’ para não esquecer esta manipulação para evitar que você esqueça o que você mesmo(a) fez futuramente!

O que significa ‘entrada’, ‘parcela’, ‘única’ e ‘chaves’?

Normalmente quando se adquire um imóvel na planta, existe o fluxo de pagamento durante as obras que é pago diretamente a incorporadora antes mesmo de se realizar qualquer tipo de financiamento com o banco. Dentre os termos mais comuns nesse fluxo de obras temos:

Entrada: Como o nome já diz, é o valor inicial do fechamento do negócio

Parcela: Uma vez com o negócio fechado, haverá parcelas que deverão ser pagas durante o fluxo de obra.

Única: Paralelamente às parcelas, podem existir aportes maiores que o valor da parcela normal para quitar mais rapidamente o saldo devedor à incorporadora.

Chaves: Parcela final de entrega das chaves no momento de conclusão da obra

Em muitos casos, os novos proprietários que compraram unidades na planta e pagaram este fluxo de pagamento exemplificado acima, depois que pagam a parcela das chaves, se não tiverem quitado a unidade, deverão, a partir deste momento, entrar com o financiamento bancário e assim inicia-se o financiamento imobiliário propriamente dito. Nesse caso, o usuário da Owner Pro deverá continuar lançando os valores normalmente como parcelas.

Como eu modifico o meu preço de aquisição?

Para alterar o preço de aquisição o usuário faça o seguinte:

  • 1.Acesse a aba ‘Investimentos’;
  • 2.Localize o item ‘compra do imóvel’;
  • 3.Clique na engrenagem ao lado do campo;
  • 4.Você será direcionado para a página de alteração do preço do imóvel
  • 5.Insira o novo valor e salve a alteração.

Dica: Você poderá realizar a alteração também acessando a engrenagem ao lado da foto do imóvel que o direcionará para a alteração dos dados do imóvel.

Diferenças entre imóvel pago à vista, financiado ou sublocado

Ao cadastrar um novo imóvel, haverá uma opção para selecionar como foi feita a aquisição do imóvel. Ele poderá ter sido adquirido de duas formas:

À vista: Quando o imóvel é quitado de uma vez só em parcela única

Financiado: Quando existem parcelas a serem pagas até a quitação completa do imóvel, seja o pagamento de parcelas durante o fluxo de obras ou até mesmo em financiamento imobiliário junto a uma instituição bancária.

Sublocação: Este caso é para usuário que não adquiriu um imóvel em nenhuma das modalidades acima, porém aufere renda com este imóvel.

Para o sistema da Owner Pro, selecionar imóvel à vista ou financiado muda pouca coisa, pois caso o usuário queira lançar ou não as parcelas, a rentabilidade e todos os cálculos pertinentes serão feitos automaticamente da mesma maneira.

Já se o usuário seleciona a opção de sublocação, não haverá a necessidade de que ele preencha o campos de preço de aquisição, visualizando apenas as opções de rentabilidade sobre o valor investido e a rentabilidade sobre o valor de mercado.

Como funciona a contabilização dos juros?

Ao lançar as parcelas de financiamento do imóvel o sistema calcula automaticamente o excedente que foi pago do preço de aquisição, entendendo assim, que este excedente são os juros, sejam eles de financiamento e/ou INCC (se comprado na planta). Esta campo é fixo e não poderá ser mexido pelo usuário.

Conforme o usuário for colocando as parcelas de financiamento até o ponto em que os valores das parcelas + entrada superem o valor de compra/construção do imóvel, automaticamente a diferença é somada no campo juros, fazendo assim com que o preço de aquisição esteja acumulado com o montante de juros pagos, dessa forma o usuário poderá visualizar quanto pagou de juros durante o período de financiamento e/ou fluxo de obra (se cobrado na planta).

Dica: é recomendável que o usuário lance no sistema todos os boletos do financiamento para que ele tenha a noção global dos juros projetados.

Caso o usuário adiante alguma parcela do financiamento/fluxo e amortize parte da dívida, as parcelas futuras sofrerão reajustes e o usuário deverá atualiza-las no sistema para ficar o mais fiel possível.

O que significa ITBI?

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — mais conhecido pela sigla ITBI — é um tributo municipal que deve ser pago quando ocorre uma transferência imobiliária. Dessa forma, a oficialização do processo de compra e venda só será feita após o seu acerto, sendo que, sem a confirmação de pagamento do tributo, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

Previsto na Constituição Federal, esse imposto é cobrado apenas quando ocorre a transmissão de posse de um imóvel envolvendo pessoas vivas. Quando há sucessão por meio do falecimento ou doação, é cobrado o ITCMD (Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação).

Em geral, é necessário que se reúna uma série de documentos para emitir a guia de recolhimento do imposto, como contratos, comprovantes de pagamento e formulários próprios de cada município.

O que significa a corretagem?

A corretagem é o valor pago sobre a intermediação imobiliária de um bem imóvel, a porcentagem pode ser variada ou até mesmo não existir caso a venda do imóvel não tenha sido intermediada por algum corretor ou imobiliária.

Entenda os 3 tipos de rentabilidade

Quem possui imóvel, seja ele comercial, residencial, por temporada, longa duração, precisa ter em mente o retorno que está tendo do aluguel pago (ou não pago se estiver parado dando 'prejuízo' tendo em vista os custos fixos como condomínio, IPTU etc).

Vamos considerar um imóvel no valor de 300 mil (valor de mercado) com um recebimento de aluguel no valor de 1500 reais mensais.

Existem algumas formas de se calcular a rentabilidade do imóvel, pois existem critérios diferentes a serem analisados e é de extrema importância que você, proprietário/investidor tenha em mente os 3 tipos de rentabilidade do seu imóvel, vamos a elas:

1. Preço de aquisição (valor venal)

Quanto foi pago para adquirir o imóvel, ou seja, além do valor de compra em si, todos os custos como ITBI, Registro, corretagem, juros de financiamento e qualquer outro tipo de custo acessório relacionado à aquisição. Neste exemplo, se você veio a adquirir esse imóvel por 200 mil já com todos os custos e recebe o aluguel de 1,5 mil, a sua rentabilidade é de 0,75% ao mês. Supondo que esse valor de 1,5 mil mensal seja estável por 12 meses, então em 1 ano você terá 0,75% x 12 meses = 9%

O que isso significa? 9% ao ano é a rentabilidade que o seu imóvel te dá frente ao preço de aquisição dele.

Perfeito, esse é o raciocínio, porém essa rentabilidade só seria factível se o imóvel estivesse alugado já com reforma ou minimamente habitável.

Agora vamos supor que você tenha comprado o imóvel na planta e feito um financiamento dele.

2. Total investido

Quando se adquire um imóvel, não necessariamente ele é pago à vista, caso o seja, o valor pago acaba sendo o mesmo que o valor de aquisição e assim a rentabilidade deverá ser calculada a partir do critério que exemplifiquei acima. Porém, no caso de um financiamento ou até mesmo o parcelamento durante um fluxo de obras (caso comprado na planta), o valor pago é aquele que efetivamente saiu do seu bolso e não todo o valor de aquisição do imóvel.

Exemplo, se em um imóvel que custa 200 mil você deu uma entrada de 20 mil e financiou o resto (ou pagou no fluxo de obras), a rentabilidade deverá considerar apenas o valor que saiu do seu bolso.  Vamos simular o seguinte cenário: considerando que você acabou de comprar o imóvel e já no mesmo momento já consegue colocar um inquilino nele, e no primeiro mês alugado, após a aquisição, considerando o valor de 1,5 mil de aluguel a rentabilidade seria de 7,5% apenas naquele mês. Uau, uma ótima rentabilidade, certo? 

Não se engane, nos próximos meses e anos a rentabilidade só irá diminuir, pois ao longo dos meses você deverá considerar juros, parcela do financiamento, custo de reforma (que não foi considerada no cálculo) entre outros custos ao longo do tempo até que de fato você venha a quitar o imóvel para aí sim ter a rentabilidade real e por isso é importante olhar para os outros tipos de rentabilidade.

Agora que você já entendeu sobre a diferença entre o preço de aquisição e o valor pago, a rentabilidade real a ser levada em consideração é sobre o valor de mercado.

3. Valor de mercado

Essa é a métrica mais adequada para se calcular a rentabilidade de um imóvel, pois é através dela que se tem uma noção real de quanto você está recebendo de aluguel versus o quanto ele vale se você fosse vendê-lo hoje.

Assim você consegue ajustar o aluguel ou ter uma percepção mais apurada se você está cobrando um valor adequado em relação ao momento econômico do país, se está acima, abaixo ou na média. Neste caso, então, se o imóvel valesse 300 mil, com um aluguel de 1500,00 a rentabilidade seria de 0,5% ao mês, ou seja, 6% ao ano.

Com essa rentabilidade de 6% ao ano você deverá se perguntar se o aluguel que está sendo cobrado está de acordo com a qualidade, localização, perfil do imóvel e se você está tendo uma rentabilidade interessante se comparado ao momento econômico do país.

Essa premissa deverá ser sempre revista de tempos em tempos de acordo com o cenário macro econômico do país e assim você terá mais condições de visualizar quais os melhores caminhos a serem tomados com o seu patrimônio, seja na manutenção do valor do aluguel, no aumento, na diminuição ou talvez até na venda dele.

Como funciona o cálculo de rentabilidade?

O cálculo da rentabilidade parece ser simples, se o imóvel vale 300 mil e ganho um aluguel de 1500,00, entende-se que a rentabilidade dele é de 0,5%, certo? Sim e não!

Existem algumas regras que devem ser levadas em consideração para se chegar à rentabilidade real do seu imóvel.

Antes de falarmos sobre a cotização da rentabilidade, é importante que você entenda os três tipos de rentabilidade.

O que é a cotização da rentabilidade?

Precisaremos fazer com que o cálculo seja cotizado, ou seja, dividido por valores e períodos de lançamento. Sem essa função a rentabilidade não será precisa e poderá apresentar valores diferentes do real.

Vamos a um exemplo prático considerando o imóvel pago à vista:

Se eu pago um imóvel à vista R$ 100.000,00 em Janeiro de 2020 e em Março eu adiciono uma receita de aluguel de R$ 1000,00, minha rentabilidade em janeiro e fevereiro foi de 0%, porém a partir de Março, 1%, veja no gráfico abaixo:

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Janeiro 2020 Fevereiro 2020 Março 2020
Investimento 100.000,00 0 0
Receitas 0 0 R$ 1000,00
Despesas 0 0 0
Rentabilidade 0% 0% 1%

Para se chegar na rentabilidade de 1%, deve ser considerado todos os investimentos até Março de 2020, todas as receitas e todas as despesas.

Agora vamos supor que façamos uma reforma em abril que custou R$ 10.000,00. Portanto, a partir de agora, terei investido um total de R$ 110.000,00 e não mais R$ 100.000,00, porém como a reforma só foi lançada a partir de abril, a nova rentabilidade será calculada no mês do lançamento dessa benfeitoria, portanto:

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Janeiro 2020 Fevereiro 2020 Março 2020 Abril 2020
Invest. totais 100.000,00 100.000,00 100.000,00 110.000,00
Receitas 0 0 1000,00 1000,00
Despesas 0 0 0 0
Rentabilidade 0% 0% 1% 0,91%

A conta é feita da seguinte maneira:

R$ 100.000,00 / R$ 1.000,00 em % = 1%

R$ 110.000,00 / R$ 1.000,00 em % = 0,91%

Veja que mesmo após a reforma o imóvel continuou com o mesmo valor de aluguel, porém a rentabilidade foi menor tendo em vista a melhoria que foi feita nele e que consideramos no cálculo de rentabilidade.

Essa cotização, como é chamada, visa relacionar todos os investimentos aplicados naquele mês com todas as receitas e despesas lançadas naquele mês fazendo com que dessa maneira, a rentabilidade seja fiel ao que foi gasto de fato com o que entrou de receita de fato.

Vamos imaginar que o sistema não fizesse essa cotização mensal de valores conforme exemplificado acima e simplesmente calculasse o custo total de 110 mil, veja o que aconteceria:

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Janeiro 2020 Fevereiro 2020 Março 2020 Abril 2020
Invest. totais 110.000,00 110.000,00 110.000,00 110.000,00
Receitas 0 0 1000,00 1000,00
Despesas 0 0 0 0
Rentabilidade 0% 0% 0,91% 0,91%

Veja que agora temos uma rentabilidade diferente no mês de março (0,91%).

Isso acontece porque não há a cotização de acordo com a data, então irá parecer que houve uma rentabilidade de 0,91% por mês, o que está completamente errado e enganoso. O exemplo acima foi bem simples, mas pense que existirão novas receitas, novos investimentos, novas despesas sendo lançadas todos os meses, iria virar uma conta exorbitantemente equivocada sem a cotização.

Essa cotização deverá relacionar todos os investimentos, benfeitorias, receitas, despesas etc por datas e relacionar apenas o que competir aquela data, vamos a um cenário mais avançado de cálculo ainda seguindo o exemplo acima.

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Jan 2020 Fev 2020 Mar 2020 Abr 2020 Mai 2020 Jun 2020
Invest. totais 110.000,00 110.000,00 110.000,00 110.000,00 120.000,00 120.000,00
Receita bruta 0 0 1000,00 1000,00 1200,00 1500,00
Despesas 0 0 0 0 200,00 250,00
Receita Liq. 0 0 1000,00 1000,00 1000,00 1250,00
Rentabilidade 0% 0% 0,91% 0,91% 0,83% 1,04%

Observe que a rentabilidade muda de acordo com a relação investimento x receita x despesas.

Diferente das ações da bolsa de valores onde a cotização é feita diariamente, em imóveis ela é feita mensalmente, pois basta juntar os investimentos lançados naquele mês com as receitas e despesas e mostrar a rentabilidade gerada naquele mês de acordo com o tipo de rentabilidade que queremos descobrir.

Para imóvel a vista o entendimento é mais fácil, para imóvel onde o proprietário ainda não pagou tudo vamos à regra a seguir.

Considerando o imóvel financiado

Aqui a conta começa a ficar um pouco mais complexa, pois deve ser considerado apenas o que saiu do bolso do proprietário, ou seja, [(entrada + parcelas + benfeitorias)] do mês lançado, dividido por [(receita – despesa)] do mês lançado. Sendo assim, seguindo novamente o exemplo do imóvel que custa 100 mil reais, se em janeiro eu dei 30 mil de entrada, mas ainda não tive nenhuma receita e nenhuma despesa, minha rentabilidade é 0.

Se em fevereiro eu paguei 1 mil da primeira parcela e ainda não tive nenhuma receita, minha rentabilidade continua sendo 0, pois a parcela do financiamento não é considerada uma despesa e sim um investimento.

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Jan 2020 Fev 2020
Invest. totais 30.000,00 31.000,00
Receita bruta 0 0
Despesas 0 0
Receita Liq. 0 0
Rentabilidade 0% 0%

Só haveria rentabilidade negativa ou positiva se por exemplo eu estivesse em posse do imóvel e tivesse custo de condomínio, porém ainda sem inquilino que me gerasse receita. Então, consideremos que a parcela de financiamento seja de 1000 reais por mês, veja que a cada mês foi adicionado esses mil reais ao valor total já investido a partir de fevereiro em diante:

*Se necessário, arraste a tabela para os lados para ter uma visualização completa.
Jan 2020 Fev 2020 Mar 2020 Abr 2020 Mai 2020 Jun 2020
Invest. totais 30.000,00 31.000,00 32.000,00 33.000,00 34.000,00 35.000,00
Receita bruta 0 0 0 1000,00 1200,00 1200,00
Despesas 0 0 100,00 100,00 200,00 200,00
Receita Liq. 0 0 -100,00 900,00 1000,00 1000,00
Rentabilidade 0% 0% -0,31% 2,73% 2,94% 2,86%

Naturalmente, as rentabilidades de 2,73%, 2,94% em diante, são rentabilidades sobre o valor investido, por isso é importante visualizar os demais tipos de rentabilidade para entender a rentabilidade real de acordo com o mercado. Se fossemos considerar como parâmetro o valor de 100.000,00 como valor de mercado, a rentabilidade seria consideravelmente menor.

Como administrar benfeitorias

A aba de benfeitorias foi criada para que o usuário possa, de forma simples e automatizada, incluir todos os custos de melhorias que venham a fazer no seu imóvel. Seja um imóvel comprado na planta que requer uma reforma maior ou até mesmo em um imóvel já pronto que teve a necessidade de se mexer em alguns pontos para melhor apresentação estética ou necessidade essencial para o funcionamento mínimo do imóvel.

O usuário poderá escolher por qualquer um dos modelos de planos de custo criados pela Owner Pro afim de facilitar e agilizar a sua organização ou também criar um plano de custos totalmente personalizado com os campos que preferir.

Todos os custos lançados na aba de Benfeitorias serão automaticamente interligados com a aba de Investimentos e atrelados à rentabilidade sobre o valor investido.

Dica: Para que o sistema calcule da forma mais precisa a rentabilidade do seu imóvel, é recomendável que o usuário faça os lançamentos dos custos nas datas que de fato houve a despesa evitando assim incluir um preço único de reforma que não foi pago de uma vez. Entenda sobre a cotização da rentabilidade.

Entendendo as distribuições de orçamentos

O usuário poderá acompanhar em tempo real a distribuição do orçamento de todas as benfeitorias, controlar quanto tem disponível em caixa, aumentar ou diminuir o orçamento, bem como ter precisamente para onde foi destinado o orçamento total de acordo com cada necessidade.

Exemplo: Dos 10 mil reais destinados à uma pequena obra, 10% foi gasto em mão-de-obra, 20% em material, e 70% em mobília.

Como é calculada a benfeitoria com a rentabilidade do imóvel?

A rentabilidade do imóvel considera todos os investimentos realizados no imóvel versus as receitas e despesas que ele gerou em um determinado período conforme explicado aqui.

A OwnerPro integra automaticamente todas as benfeitorias lançadas e as relaciona nos investimentos realizados no imóvel, mostrando a rentabilidade da forma mais fiel possível ao proprietário.

O valor considerado no cálculo para a rentabilidade é sempre o que foi gasto e não o orçamento previsto pelo usuário. Exemplo: Em uma obra de orçamento de 50 mil, foram gastos somente 10 mil reais e em meses. Será considerado o valor de 10 mil reais e de acordo com o mês que cada item dentro desses 10 mil foram de fato lançados.

Como descobrir o valor estimado do meu imóvel?

Antes de definir o valor do imóvel é necessário compreender como o mercado imobiliário costuma verificar a veracidade do valor de um imóvel. Para isso, podemos seguir alguns indicadores que se tornaram padrão no mercado para fazer esses tipos de análises. Dessa forma, conseguimos identificar os fatores que acabam contribuindo positivamente no valor do seu imóvel. Separamos um artigo que pode te ajudar a entender melhor como chegar neste valor:

www.vivareal.com.br/blog/proprietario/6-dicas-para-o-proprietario-descobrir-o-valor-do-imovel-para-venda/

Como anexar um arquivo na plataforma

O usuário poderá anexar diversos tipos de arquivos (.pdf, .doc, .txt, .jpg, .png) nas abas de receitas, despesas e benfeitorias, exemplo: contas de luz, notas fiscais de serviços e produtos, entre outros itens para auxiliar o usuário a centralizar qualquer tipo de informação relevante ao imóvel.

Para realizar o upload, basta clicar no ícone ‘clipe’ que aparece ao lado da receita/despesa lançada.

Ao fazer o upload de um arquivo no sistema, o ícone de ‘clipe’ ficará com a cor verde, mostrando assim, que há um arquivo que foi armazenado naquela receita/despesa.

Como alterar um arquivo que está em anexo

Caso o usuário precise baixar, excluir ou substituir um arquivo em anexo, basta clicar no ícone de ‘clipe’ que estará na cor verde e realizar a ação que deseja.

Preparamos um vídeo tutorial para você entender de todas as áreas da Owner Pro e ficar craque na gestão financeira do seu imóvel. Assista abaixo: